#21. EXPOSIÇÃO A CASA COMO CIDADE OU A CIDADE COMO CASA?

18 de setembro de 2010
local: BANCA DE DESIGN Ipatinga/MG
























Aconteceu no dia 18 de setembro na Banca de Design a exposição coletiva "a casa como cidade ou a cidade como casa? " que continuará a proposta da exposição "quantos meses tem um minuto? " ocorrida em agosto de 2009. Desta vez, foram convidados 12 artistas, agitadores culturais e personalidades das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo para a abordagem de uma temática predefinida pela organização e para a criação de uma obra / intervenção a partir de um objeto base. Os artistas convidados foram: Alana Duarte e Marcilei de Souza, Amanda Machado, Ana Bittencourt, Ana Miranda, Ariel Bertola e Cristiana Mattos, Gustavo Jacome, Joana Angélica, Maria Cloenes, Marilda Lyra, Mateus Alves Rodrigues, Rafael Cabral, Thiago Vaz.

A temática proposta para 2010 surge a partir da primeira indagação: a casa como cidade ou a cidade como casa?, e antecipa outros pensamentos:

Quais as fronteiras entre casa e cidade? A casa é pública? A cidade é privada? Nós estamos na cidade, e ela, está em nós? A casa é um pertence? E a cidade, pertence a alguém? O que o faz sentir-se em casa?

Partindo destes conceitos, os expositores apresentarão uma obra / intervenção utilizando um novelo de linha vermelha. Incentivou-se que a obra estivesse relacionada com o trabalho|profissão|área de interesse de cada pessoa convidada, ressaltando que o processo de criação do objeto era livre. Acredita-se que ao final, será apresentado um bem comum que é de todos, uma ação coletiva a partir da análise sobre a domesticidade atual.

Organizada por Carla Paoliello, Isabel de Medeiros e Fernando Lodi, com o apoio da D'Vale Todeschini e do Buffet La Fiesta, a ação tem como objetivo promover encontros capazes de fomentar a expressão artística do Vale do Aço / MG, estimulado o crescimento da arte regional, em especial as manifestações contemporâneas.